sábado, 6 de novembro de 2010

Novembro na Serra

O mês de novembro de 2010 na 
Escola Municipal da Serra promete! 

Aula-Passeio: Bezerros-Caruaru

Nos dias 17 e 18, nossos pequeninos do 1° ano a 4ª série irão participar de uma aula-passeio programada para o Alto do Moura em Caruaru e o Centro de Artesanato de Pernambuco, em Bezerros. Trata-se de uma ação do PDE-Escola! Toda a equipe está organizando este momento para que os alunos possam tomar conhecimento desta cultura tão rica. 

  • Mestre Vitaliano foi um artesão que retratou em seus bonecos de barro a cultura e o folclore do povo nordestino, especialmente do interior de Pernambulo e a tradução do modo de vida dos sertanejos. 
  • O Centro de Artesanato de Pernambuco possui um  acervo que reúne o que há de mais significativo no estado em matéria de artesanato. Carrancas de Petrolina, máscaras e xilogravuras produzidas em Bezerros, cerâmicas de Tracunhaém e bonecos gigantes de Olinda são alguns exemplos do que é possível conhecer durante a visita monitorada.

Mestre Vitalino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino, (Ribeira dos Campos, 10 de julho de 1909 — Caruaru, 20 de janeiro de 1963) foi um ceramista popular brasileiro. Filho de lavradores, Mestre Vitaliano foi um artesão por retratar em seus bonecos de barro a cultura e o folclore do povo nordestino, especialmente do interior de Pernambuco e da tradução do modo de vida dos sertanejos. Esta retratação ficou conhecida entre especialistas como arte figurativa.O artista passou a desenvolver a modelagem no barro a partir dos 7 anos. Os bonecos eram os brinquedos do menino Vitalino.As obras de Vitalino ganharam reconhecimento na região Sudeste a partir de 1947, quando o artista plástico Augusto Rodrigues o convidou para a Exposição de Cerâmica Popular Pernambucana, realizada no Rio de Janeiro. Em janeiro de 1949, a fama foi ampliada com exposição no Masp. Em 1955, integrou em Neuchatel, Suíça, a exposição Arte Primitiva e Moderna Brasileiras.O reconhecimento do artista foi ampliado após a sua morte. A biografia do artista inspirou o samba-enredo da Império da Tijuca nos carnavais de 1977 e 2009. A Festa de São João de Caruaru o adotou como a personalidade homenageada de 2009.Suas obras mais famosas são Violeiro, O enterro na rede, Cavalo-marinho, Casal no boi, Noivos a cavalo, Caçador de onça e Família lavrando a terra.
A produção do artista passou a ser iconográfica e inspirou a formação de novas gerações de artistas, especialmente no Alto do Moura, bairro de Caruaru, onde viveu. A casa onde viveu parte de sua vida atualmente é a instalação da Casa Museu Mestre Vitalino. O entorno é ocupado por oficinas de artesãos.
Parte de sua obra pode ser contemplada no Museu do Louvre, em Paris, na França. No Brasil, a maior parte está nos museus Casa do Pontal e Chácara do Céu, Rio de Janeiro; no Acervo Museológico da UFPE, em Recife; e em Alto do Moura.



Durante este mês, as turmas de 2ª séries (3° Ano) e 4ª séries (5° Ano) do Ensino Funadamental estão se preparando para a Provinha do SAEPE - Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco que acontecerá no próximo dia 30. Todas as professoras estão trabalhando em sala de aula  com testes simulados envolvendo questões semelhantes adotadas nestas provas. Os alunos serão avaliados em Língua Portuguesa e em Matemática.

O Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco - SAEPE - foi criado com a finalidade de monitorar o padrão de qualidade do ensino e apoiar as iniciativas de promoção da igualdade de oportunidades educacionais. Os testes do SAEPE têm como objetivo avaliar as competências e habilidades, na área de Língua Portuguesa e de Matemática, dos estudantes das redes Estadual e Municipal nas 2ª, 4ª, e 8ª séries ou 3°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e do 3° ano do Ensino Médio, incluindo os projetos de correção do fluxo escolar. Além da aplicação dos testes, a avaliação inclui outros instrumentos importantes, como: o questionário do estudante, cujo objetivo é traçar seu perfil socioeconômico e sua trajetória escolar; os questionários do professor e do diretor, com o objetivo de traçar o perfil dos profissionais da educação de Pernambuco; e o questionário da escola, cuja finalidade é conhecer infraestrutura e os serviços oferecidos por ela, tendo-se em vista identificar os fatores que interferem no desempenho escolar.




I GINCANA DE LÍNGUA PORTUGUESA





E, para completar nossa programação do mês de novembro, acontecerá no dia 26, a I Gincana de Língua Portuguesa da Escola Municipal da Serra. Mais uma ação do PDE-Escola! Nossa experiência com a I Gincana de matemática no Dia do Estudante deste ano foi sensacional! Nossos alunos tiveram participação 100%  e adoraram esta atividade.

Aguarde as fotos destes eventos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário